Minha lista de blogs

Pesquisar este blog

Seja Bem Vindo Ao Blog Do Frank Braga

Seja Bem Vindo e Deixe Seu Comentário


quinta-feira, 4 de março de 2010

Lição 10 – A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo

Lição 10 - A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo
 subsídio postado pela equipe da cpad

Leitura Bíblica em Classe

2 Co 10.1-8,17,18

Introdução 
I. Paulo responde aos seus adversários
II. Inimigos e armas espirituais do apostolado

III. A perspectiva de Paulo sobre autoridade

Conclusão

Tema deste Subsídio

AS ARMAS ESPIRITUAIS E OS INIMIGOS DA FÉ

Os versículos 4 e 5 de 2 Co 10 apresentam os seguintes desdobramentos em duas realidades presentes na vida cristã: as armas espirituais e o seu uso em relação aos inimigos da fé.
As Armas Espirituais
De acordo com a epístola aos Efésios, as armas em Deus são constituídas de Fé, Verdade, Justiça, Mensagem do evangelho e a Palavra de Deus (Ef 6.13-17). Entretanto, as armas carnais - Riqueza, Fama e Poder Político, aparecem no sentido oposto, sendo inúteis nas batalhas espirituais.
Assim exposto, Paulo demonstra a contradição com o evangelho aos que comparam a autoridade apostólica às confrontações opressoras disponibilizando critérios carnais de acordo com os padrões deste mundo (kata sarka, lit. “de acordo com a carne”). O apóstolo dos gentios nega que suas ministrações sejam estranhas à nova aliança (1. 17; 5.16; cf. Gl 16-24) e demonstra que, embora viva no mundo (sarke, lit. “carne”) e esteja deste modo sujeito às fraquezas e limitações humanas, ele está travando uma guerra espiritual (Ef 6.12), onde os recursos humanos não são relevantes. As armas necessárias, portanto, devem ser espirituais, trazendo consigo o poder de Deus para demolir as fortalezas espirituais.
Inimigos da Fé
Acerca dos sistemas filosóficos, frutos do mundo intelectual grego, Paulo retrata-os como fortalezas a serem demolidas (“sofismas” no v.4 da RA). Na contemporaneidade os principais pensamentos presentes no mundo são:
·    PRAGMATISMO – O exercício das ações voltado somente para a obtenção de lucros ou vantagens;
·    RELATIVISMO – Ausência do valor absoluto, a ideia de que a verdade depende do ponto de vista de cada indivíduo e circunstâncias que se encontram;
·    HEDONISMO – Representa a busca intensa por prazer. O hedonista pergunta: Isto me dá prazer?;
·    MATERIALISMO – Ignora completamente o valor imaterial (sentimento, amor, eternidade, Deus, etc...) das coisas, buscando a pura racionalidade, elegendo a perspectiva naturalista de vida.
Prezado professor, muitos certamente não sabem definir os termos acima descritos, mas vivem-nos da maneira mais intensa possível. Considerando isso, dentro do contexto cultural grego, Paulo diz, na epístola anterior, que o evangelho pareceria uma loucura para aqueles que vissem o mundo através das lentes da filosofia secular grega (I Co 1. 22). Além disso, o apóstolo no v. 4 afirma a arrogância e pretensões contidas neste sistema como oposição ao conhecimento de Deus revelado em Cristo. No versículo 5, o apóstolo traz a ideia central do cativeiro de todo o sistema mundano de pensamento, sendo levado em sujeição aos ensinos de Cristo. O evangelho para o homem natural é loucura, mas para os que estão revestidos das armas de Deus é poder.
Extraído de:

7 comentários:

JOELSON GOMES disse...

Frank, obg pela sua visita ao GRAÇA PLENA, parabens pelo blog, Deus o abençoe e volte sempre,

Joelson Gomes
http://gracaplena.blogspot.com

Frank Braga Jrna disse...

vlw pelo incentivo pr. joelson gomes com certeza vou voltar sempre no graça plena, peço que vc nos visite sempre também,paz.

Pastoragente disse...

Graça e paz!
Vim conhecer seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
Já estou seguindo.
Venha dar a honra de sua visita no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM e, se quiser seguí-lo, vai ser uma alegria para mim.
Lá eu exponho da forma mais realista e divertida possível as situações, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
Fique na paz e o Senhor abençôe você e toda sua família.
Abração!!!

Frank Braga Jrna disse...

oh pastora pra mim é uma honra ter sua visita aqui no meu blog, sou iniciante, mas, meu anseio é fazer deste espaço um lugar agradável e cheio de coisas boas, vou agora mesmo conhecer seu blog

Ana claudia Stelet Moreno da Silva disse...

Olá! Graça e Paz . Passando para conhecer seu espaço e parabenizá-lo pelos bons conteúdos. Que o Deus de toda a graça a cada dia vos aperfeiçoe para sua glória. Um fim de semana de conquistas em Deus. SE quiser nos visitar será uma alegria.
blogdamulhercrist.blogspot.com

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

MEdite em Pv 4.18

Nele, Pr Marcello

Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

e veja o texto: As hesitações de Pilatos

P.s>>> Caso o irmão se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma honra!

Grato.

Frank Braga Jrna disse...

mais rapaz, eu é que fico grato por ter a sua honrosa presença aqui em meu humilde blog, sinto -me até envergonhado,pois, sou aspirante a apologista, mas, com um grande desejo de aprender das coisas de Deus,vou sim visitar seu espaço e me tornar seu seguidor, me de essa honra também,pazzz.