Minha lista de blogs

Pesquisar este blog

Seja Bem Vindo Ao Blog Do Frank Braga

Seja Bem Vindo e Deixe Seu Comentário


Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Um Pouco De Nossas Origens


Aceitei a Cristo como meu salvador no inicio do segundo semestre de 1998, na cidade de Castanhal-Pa, região de Belém.
Isso se deu na primeira vez que adentrei em uma Assembleia de Deus. A partir de então já batizado e membro dessa denominação, comecei então a buscar suas origens: Como surgiu, onde começou e quem foi o fundador dessa igreja, para minha surpresa, certa noite fui a um culto no templo central da minha igreja e nessa ocasião era comemorado os 87 anos da minha querida Assembleia de Deus, fiquei muito feliz ao ouvir daquele evangelista historiador que a igreja da qual eu membro agora, nasceu em meu estado e mais precisamente na região onde eu morava, me emocionei ao ouvir do expoente que o primeiro sermão pregado em português  pelo Missionário Samuel Nystrom foi na cidade de santa Izabel do Pará, (cidade onde vivi na infância) . Ouvi muita coisa interessante naquela noite sobre os primórdios da AD, passei então a pesquisar mais e mais sobre como tudo começou, acabei por descobrir que na minha igreja havia um presbítero que era neto do Pastor Absalão piano, o segundo Pastor consagrado na Assembleia de Deus no Brasil.

                                Assembleia de Deus em seus primórdios

                Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembleia de Deus no Brasil

No decorrer desses dezessete anos sempre fui muito envolvido com os trabalhos dessa igreja e sempre me orgulhei de ser assembleiano devido sua linda história, fui professor de escola dominical, fui responsável pelo departamento de assistência social, líder de departamento infantil, líder de adolescentes, líder de Jovens, fiz curso de teologia, lecionei no curso de teologia, pela graça de Deus e não por meus méritos fui chamado ao ministério, como cooperador, depois diácono e por ultimo fui consagrado ao santo ministério do presbitério, o Pastor que me consagrou ao presbitério chama-se Jacinto de Souza neto, Pastor presidente do campo de Juruena-Mt.
Tudo isso aconteceu enquanto eu morei por dez anos no estado do Mato Grosso.  Na direção de Deus mudei com minha família do Mato Grosso para o Paraná, onde continuei servindo a Deus na Assembleia de Deus e apesar de amar essa igreja com todo o seu sistema litúrgico, seus dogmas preceitos e regulamentos, gostaria de deixar uma coisa bem esclarecida para todos que estão lendo esse simples texto: A igreja evangélica Assembleia de Deus no Brasil espalhada no país inteiro do Oiapoque ao Chuí não é, nunca foi e nunca será a única detentora da salvação e está longe de ser.
Estive como membro dessa maravilhosa igreja enquanto me senti bem e repito não tenho o menor problema com seu sistema litúrgico e com suas crenças, visto ser eu um crente arminiano de fé pentecostal.
Há um mês deixei de ser membro dessa igreja para juntamente com um grupo de irmãos fundarmos a Assembleia de Deus Fazenda Rio Grande (Adfarg), uma igreja independente, mais que mantém a mesma identidade da nossa querida Assembleia de Deus fundada por nossos queridos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.

              Pastor Reginaldo Euclides, Pastor da Assembleia de Deus Fazenda rio Grande (Adfarg)

Assembleia de Deus Fazenda Rio Grande (Adfarg) , Av. Brasil 2771, Nações, Faz. Rio Grande-Pr


Obreiros Da adfarg


Hoje muitas pessoas, inclusive alguns Pastores estão atormentando alguns desses irmãos usando texto bíblico totalmente fora do seu contexto, dizendo que eles serão excluídos da igreja e que por conta disso correm o sério risco de perder a salvação. Que coisa feia para alguém que se diz Pastor, deturpar um texto sagrado em detrimento da verdadeira exegese.
Pois bem, o que muitos não sabem é que a origem da nossa querida assembleia de Deus no Brasil se deu da seguinte maneira:
Estando Daniel Berg e Gunnar servindo a Deus na igreja Batista em Belém do Pará, vindos dos Estados unidos da América, sob orientação de Deus, traziam a mensagem pentecostal que varria a América naquela época por influencia de Willian Joseph Seymour do movimento da azuza street, quando tiveram a oportunidade de pregar essa mensagem aos crentes batistas de Belém, alguns abraçaram a fé pentecostal sendo curados e batizados com o espirito santo, muitos, porém não aceitaram a nova mensagem, dentre eles o Pastor da igreja batista que excluiu os dois missionários juntamente com cerca de Dezoito irmãos daquela igreja, ficando agora aqueles dois homens de Deus sem igreja e sem lugar pra morar, já que residiam no porão da igreja batista.
Um irmão chamado Henrique Albuquerque que tinha uma situação financeira estável, ofereceu lugar para os dois residirem e também para congregarem até que as coisas se ajeitassem.
E foi assim que surgiu a nossa querida Assembleia de Deus no Brasil que antes se chamava Missão da fé Apostólica. Aquele grupo foi excluído da igreja Batista em Belém do Pará para fundar hoje o que chamamos o maior avivamento pentecostal do mundo.
Se o fato de alguém mudar de igreja implica em perder a salvação, então todos nós Assembleianos no Brasil e no mundo estaríamos todos  com nossa salvação comprometida, sendo que nossa igreja teve seus primórdios com uma cisão na igreja batista Paraense.
Enquanto isso eu prefiro ficar com um antigo corinho muito cantado em nossas igrejas que diz:
Não importa igreja 
Quem tu és 
Se atrás do calvário tu estás 

Se o teu coração 
É igual ao meu 
Dai as mãos 
E meu irmão serás 

Dai as mãos, dai as mãos 
Dai as mãos 
E meu irmão será 

Amém.
Qualquer duvida sobre o que está acontecendo estou à disposição de todos, ou duvidas sobre os fatos que envolvem as origens da AD no Brasil, consulte as fontes.
Fonte: